MADEIRAS

Nossas esquadrias são fabricadas em madeiras nobres, com características adequadas a produtos de alta qualidade. A madeira que utilizamos possui Documento de Origem Florestal (DOF) emitida pelo IBAMA.Toda a madeira tem secagem garantida pois, sofre um processo em estufas a vapor. O grau de umidade é acompanhado durante o processo de secagem até atingir o equilíbrio de 12 a 15%.

Este processo higroscópico evita, no futuro, empenamentos, rachaduras, descolamentos e fungos. Este método aumenta a durabilidade da madeira e proporciona melhores condições de pintura.

Utilizamos em nossas esquadrias madeiras como FREIJÓ, CEDRO ROSA, CATUABA, CEDRO MARA. 

Nas soleiras de portas e janelas usamos CUMARU E GARAPEIRA.

Em escadas e corrimãos utilizamos IPÊ.

Escolha suas madeiras:                                   

Características Gerais da Madeira: É uma árvore vigorosa, que produz flores amarelas e cor-de-laranja, e pequenos frutos ovais, amarelados e não comestíveis.

Origem: Cresce no norte do Brasil na floresta amazônica.

Trabalhabilidade: Comportamento moderadamente bom no processo mecânico, porém apresenta tendência a levantamento de fibras ao ser aplainada.

Usos: Construção civil, chapas, marcenaria, dormentes e outros

Características Gerais da Madeira: Cerne cinza-rosado, pouco distinto do alburno mais claro. Possui linhas vasculares escuras.

Origem: Estados do Mato Grosso, Amazonas, Pará e Rondônia. Ocorre também no Peru e Colômbia.

Trabalhabilidade: Moderadamente fácil de serrar, aplainar, parafusar e pregar. Bom acabamento.

Durabilidade: Boa resistência a fungos e insetos.

Usos: Marcenaria, carpintaria em geral, portas, janelas, móveis, assoalhos, divisórias, construção civil e naval, barcos compensados e laminados

Características Gerais da madeira: Madeira leve, cerne variando do bege-rosado escuro ou castanho-claro rosado, mais ou menos intenso, até o castanho-avermelhado, gosto ligeiramente amargo. Madeira resistente aos agentes exteriores.

Trabalhabilidade: apresenta rentabilidade linear e volumétrica baixas, e propriedades mecânicas entre baixa e média.

Usos: Indicada para móveis finos, em construção interna (venezianas, rodapés, guarnições, forros, lambris, etc), e em construção naval, como acabamento interno decorativo e casco de embarcações leves.

Características Gerais da Madeira: Cerne de coloração pardo-amarelada ou até pardo claro acastanhado, uniforme ou com listas mais escuras , raramente exibindo tonalidade rósea. É considerada como sendo de secagem fácil a moderada, com leve tendência a empenamentos e rachaduras. Resistente a fungos, cupins e brocas.

Origem: Ocorre com maior frequência no Estado do Pará: extremo nordeste, baixo Tocantins e afluentes.

Trabalhabilidade: De fácil serragem, aplainamento e colagem. Superfície de acabamento lisa.

Usos: Indústria moveleira (torneados, folhas faqueadas, móveis), lambris e construção civil, como caixilhos, persianas, venezianas, hélice de pequenos aviões, etc.

Características Gerais da Madeira: Madeira pesada, de média irretratabilidade volumétrica e com resistência mecânica entre média e alta. Cerne amarelado até castanho claro rosado, a cor tende a escurecer com o tempo, tornando a madeira de coloração castanho. O cerne apresenta resistência moderada ao ataque de fungos apodrecedores e alta resistência ao cupim.

Origem: Ocorre na Amazônia, principalmente no Estado do Pará.

Trabalhabilidade: é fácil de ser trabalhada desde que se use ferramentas apropriadas devido à presença de sílica, porém cola bem e proporciona bom acabamento.

Usos: É bastante utilizada em estruturas externas, postes, dormentes, vigas, caibros, barris de cerveja, e cabos de ferramentas.

Características Gerais da Madeira: Madeira muito pesada e muito dura ao corte, sem odor ou gosto característicos, cerne verde-oliva escuro, às vezes marrom-escuro, geralmente uniforme, às vezes com reflexos esverdeados. Resistentes ao ataque de organismos xilófagos.

Trabalhabilidade: Altamente resistente, excelente para perfurar com broca ou jato de areia.

Usos: Usada para acabamentos internos, artigos de esportes, como bolas de boche e boliche, cabos de ferramentas , construções externas, como estruturas, dormentes, esquadrias, lambris, peças torneadas, tábuas para assoalhos, vagões, carrocerias e instrumentos musicais, degraus de escada etc.

 

 

Características Gerais da Madeira: Madeira muito pesada, dura ao corte, cerne de cor castanho-claro-amarelado, cheiro e gosto imperceptíveis. É inclusive chamada por muitos de "Ipê Champanhe". Alta resistência ao ataque de fungos apodrecedores e resistente ao ataque de cupins. Secagem ao ar livre relativamente lenta. Secagem em estufa rápida.

Origem: Espécie de ampla distribuição, sendo frequente em toda a região Amazônica, incluindo os países que fazem fronteira com o Brasil.

Trabalhabilidade: difícil processamento mecânico, porém permite excelente acabamento no torneamento.

Usos: em construção civil, como vigas, caibros, ripas, marcos de portas, tábuas para assoalhos, lambris e forro, postes, dormentes, carrocerias, construção naval, etc.